Translate

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Viva la revolución!

Entendam, não vim aqui defender posição nenhuma, porque eu não me sinto preparada para defender nada. Acontece que com tanta movimentação no Brasil com os protestos, essa cabeça que vê clipe, obviamente lembrou de vários e ainda olhou outros. Então, aqui temos três clipes que de alguma forma me lembram os protestos que vem ocorrendo no Brasil desde o mês passado, mas antes dos clipes, um pouco sobre o que eu penso.

Eu nunca fui uma pessoa politizada, pelo contrário. Cresci acreditando que a política brasileira não é séria, que todos os políticos são, no mínimo, suspeitos e os que não começam a carreira corruptos, se corrompem.

Por esse motivo, nunca me interessei em discutir política ou políticos, ou mesmo entrar em discussões saudáveis com amigos que procuravam entender melhor o que realmente acontecia, de certo ou errado, no país. No máximo, eu escutava educadamente e fazia comentários vazios, me justificando sempre com o chavão "detesto política".

E agora? Com essa movimentação toda acontecendo no Brasil, tenho lido muita coisa e tentado ouvir com mais atenção o que todos dizem. E não dizem pouco. Eu até brinquei, dizendo que eu sou alienada política e estou em reabilitação. Estou sóbria desde o dia 13 de junho.

Quer dizer que eu mudei? Não. Continuo descrente da política brasileira em geral, ainda sou alienada, ainda detesto política, ainda não acredito em nenhum político brasileiro. Mas se algum efeito essas manifestações todas tiveram sobre mim, foi me fazer perceber que essa minha posição de alienada não ajuda em nada. Que se todos nós nos mantivermos afastados, na nossa zona de conforto do "detesto política", vamos sempre ser feitos de gato e sapato.

Conversando sobre os protestos no Brasil com meu cunhado japonês, tentei explicar a insatisfação da população com a corrupção generalizada entre os políticos brasileiros. Ele olhou confuso e disse "Mas eu não entendo. Se eles são corruptos, por que votam neles?"


Muse - Uprising


"O gigante acordou!"

Dirigido por: Hydra

Data: setembro de 2009



Silverchair - Anthem for the year 2000


You are a product of your television

Dirigido por: Gavin Bowden

Data: fevereiro de 1999



Eminem - Mosh


Agora, eu pergunto. Votar em quem?

Dirigido por: Ian Inaba

Data: outubro de 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário